quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A meter água...


Estes dias de Inverno são bons e apropriados para se colocar a leitura em dia e os filmes esquecidos visionados. Foi o que se passou com este Poseidon, visto num melancólico Domingo chuvoso, quando a invernia fustigava as ruas.

Ano: 2006
Título original: Poseidon
Realizador: Wolfgang Petersen
Actores: Kurt Russel, Josh Lucas, Richard Dreyfuss, Emmy Rossum, Jacinta Barrett, Kevin Dillon

Tagline: "Mayday "

Sinopse: É quase meia noite do dia 31 de Dezembro quando, em alto mar no Oceano Atlântico Norte, milhares de pessoas se preparam para festejar a passagem de ano a bordo do enorme navio cruzeiro Poseidon. Quando o novo ano era aguardado com todos os requintes no salão principal, uma onda colossal embate no navio, virando-o completamente do avesso. Algumas centenas de passageiros conseguem sobreviver ao monstruoso choque, mas estão agora presos no navio, abaixo da linha de água. Como conseguirão salvar as suas vidas?

Apreciação: Poseidon, remake do homónimo filme de 1972, tenta utilizar, sem sucesso, a fórmula dos filmes-catástrofe. Wolfgang Petersen, habituado ao tema dos desastres marítimos, depois do fabuloso "Das Boot" e do excelente "A Tempestade", procurava aqui a recuperação do fiasco de bilheteira aos comandos do "Tróia". Não o conseguiu. Pesem alguns momentos de tensão, o filme nunca consegue estabelecer uma perspectiva dramática que consiga dar ressonância à calamidade. Competente na vertente técnica, mas com um argumento esquemático e previsível, tem uma ambiência claustrofóbica e uma eficaz gestão do ritmo. Feito para ser um blockbuster, procura esse sentido de espectáculo grandioso, em detrimento de tudo o resto. Vê-se, mas não fica na memória.

Sem comentários: