domingo, 15 de fevereiro de 2009

The Bank Job- O Golpe de Baker Street

Ano: 2008
Título Original: The Bank Job
Realizador: Roger Donaldson

Tagline: "The true story of a heist gone wrong... in all the right ways. "

Sinopse: Um thriller cheio de tensão que entrelaça uma combinação explosiva de intriga, perigo e escândalo na Londres do princípio dos anos 70.
Em Setembro de 1971 alguns ladrões cavaram um túnel até ao cofre de um banco na Rua Baker, em Londres, e roubaram cofres particulares que continham jóias e dinheiro, no valor de milhões e milhões de libras.Nada foi recuperado. Ninguém foi preso.
O assalto fez notícia nos jornais durante alguns dias e, de repente, desapareceu – resultado de uma "mordaça" colocada à imprensa por parte do governo inglês.Este filme revela o que estava escondido dentro desses cofres particulares, envolvendo assassínios, corrupção e escândalo sexual com ligações à família real – uma história onde os ladrões eram, das pessoas envolvidas, os mais inocentes.

Apreciação: Com Jason Statham como cabeça de cartaz, agora convertido no grande herói das películas de acção desmioladas, este The Bank Job procura conferir alguma substância, como forma de fugir dos lugares comuns. Um thriller inteligente, alegdamente baseado em factos reais, passado numa Londres sombria, datado nos inícios da década de 70, concebido como se de um mosaico criado por Guy Ritchie [excepto pela ausência do humor negro]. Sem grandes e trepidantes sequências de acção, vive do suspense criado, aumentando exponencialmente com a aproximação do fim. Dentro do género do heist movie não inova, mas consegue ser competente. Um bom entretenimento.

Sem comentários: