sábado, 20 de dezembro de 2008

Sugestão de leitura

Cronologicamente, este é o 3º livro do meu "guru", o Gonçalo Cadilhe. Já foi apresentado aqui, anteriormente, o Planisfério Pessoal, retratando as aventuras por esse mundo fora. Agora, depois de quinze anos a viajar por terra e mar, Gonçalo Cadilhe aventurou-se pelo continente africano numa jornada que teve início no ponto mais austral de África, a Cidade do Cabo, e terminou em Lisboa.

Durante meses, e fintando as mais variadas adversidades, Gonçalo Cadilhe pôde comprovar que África é um continente único. Oito meses, quinze países, 27 000 quilómetros e 50 000 palavras depois resultaram em África Acima, um livro sincero e deslumbrado, em que as amizades, o humor, a tolerância e a humildade conseguem vencer a miséria, a corrupção, as estradas desfeitas e o calor brutal de uma viagem épica por um continente impressionante. Na sua mais recente viagem, Gonçalo Cadilhe redescobre a magia e os mistérios de uma África que continua a fascinar os grandes viajantes.

Já aqui o disse e reafirmo novamente: sinto INVEJA dele. Pela coragem e despreendimento, capaz de largar tudo, nessa ânsia de viajar, de conhecer mundo, acompanhado de uma mochila com os ingredientes necessários: esperança, boa fé, capacidade de improviso, tolerância e espírito aberto. Ao lê-lo, uma parte de nós também viaja. Talvez seja um lugar comum dizê-lo mas, se é, nunca foi tão apropriado usá-lo. Quem não sonha em ser assim, vivendo aventuras intrépidas, em locais exóticos, num misto de "Tintim" e "McGyver", conhecendo culturais diferentes, arranjando sempre uma solução para qualquer obstáculo?

Sem comentários: