sábado, 13 de dezembro de 2008

Por esse Mundo fora

Nesta minha primeira sugestão de leitura, coloco as luzes da ribalta sobre Gonçalo Cadilhe, um nome já conhecido entre os amantes de viagens, tal é a "inveja" que as peripécias deste licenciado em gestão de empresas provocam.

No seu primeiro livro, intitulado de "Planisfério Pessoal", são recolhidas as crónicas semanais que o autor enviava para o Expresso, publicadas ao longo de 19 meses. Gonçalo, lançado numa viagem à volta do Mundo, fazia questão de nunca utilizar o transporte aéreo. O resultado final não é uma simples colecção de experiências de viagem. Para lá de todas as peripécias do itinerário ou do contacto com sociedades exóticas, o viajante aborda questões tão diversificadas como a distorção das práticas de cooperação internacional, a indiferença cívica e activista dos portugueses ou a dívida histórica do capitalismo em relação à América Latina.

"Planisfério Pessoal" é ao mesmo tempo profundo mas divertido, informado mas despretensioso, crítico mas optimista, confessional mas reservado. E, fundamentalmente, um convite à viagem, à partilha da viagem e, de um modo geral, a desfrutar da vida de uma forma intensa e deslumbrada.

Fica um pequeno excerto, para colocar água na boca. Compre e delicie-se com paragens exóticas. Vai ver que não se arrepende. São mais de 33 fronteiras cruzadas e um sem fim de incidentes burocráticos. Imperdível! Lê-se de um só fôlego e permite sonhar. Com personagens exóticas, lugares de beleza indescritível e culturas singulares.

"Belize é um país curioso: tem menos habitantes do que o Porto e menos território do que o Alentejo. As pessoas descendem de escravos de África, de índios do Iucatão e de piratas de Gales. É domingo, e da janela do autocarro vejo homens e mulheres altos, bonitos, com ombros largos, cintura estreita, rabos perfeitos. Caminham pela berma, muitos voltam da missa e estão vestidos com combinações de cores que um europeu nunca saberia inventar. Penso que devem todos dançar divinamente. É fácil defender que existem raças superiores, pelo menos existem ao domingo à tarde nas bermas das estradas do Belize.»

Sem comentários: