terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Type O Negative




Banda: Type O Negative

Álbum: Dead Again

Não será a melhor banda do Mundo. Julgo que isso também não é pretensão dos rapazinhos. Mas a voz, poderosa e inconfundível, de Peter Steele, eleva-os a um patamar difícil de alcançar. Americanos de gema, o seu estilo mistura-se entre o gótico e o doom metal.

Nascidos no final da década de 80, estes nativos de Nova Iorque devem a sua criação ao emblemático líder da banda, Peter Steele. Com o fim dos Carnivore, anterior banda do músico, novo projecto estava na forja. Com a inestimável ajuda de Josh Silver, teclista e produtor dos dois albuns dos Carnivore, o projecto dos Type O Negative foi moldado.

O album de estreia foi uma verdadeira pedrada no charco estagnado do panorama do metal mundial. "Slow, Deep and Hard" aproveita algumas das características dos extintos Carnivore. Passagens viscerais, alternando com outras bem lentas, explodindo subitamente, sempre com o impressionante timbre de Steele acompanhado com passagens acústicas.

Depois de uns escândalos, envolvendo generosas quantidades de drogas e mulheres, o 2º disco dos Type O Negative ajudou-os a cimentar o estatuto de culto junto do público. "Bloody Kisses" perde ligeiramente a agressividade sonora, cedendo espaço a melodias mais sofisticadas.

O vídeo é da música September Sun, do último album, de 2007. Uma das minhas predilectas.

Sem comentários: